EDITAL - ANTOLOGIA DE CORDEL


 

ANTOLOGIA DE CORDEL - AVENTURA E FANTASIA


Nossa literatura é repleta de grandes obras de todos os gêneros, entre as mais belas, a que se pronuncia como nossa cultura verdadeiramente popular, é a literatura de cordel, porque nela, nossa linguagem coloquial e informal ganham uma estrutura em versos e métricas. Com essas características sugiram várias histórias românticas, de aventuras e de fantasias, como "Romance da Pedra do Reino", de Ariano Suassuna ou "A história de João Grilo", de Leandro Gomes de Barros. O cordel não nasceu no Brasil, mas quando aqui chegou não saiu mais, e se fundiu com o nosso cotidiano e a realidade do povo, e se transformou em um dos gêneros literários brasileiros.
Você escritor(a) que cria histórias emocionantes de aventura e fantasia em versos rimados, personagens heroicos e desafios impossíveis, essa é a sua chance de participar deste projeto incrível!
Queremos cordéis que prendam a atenção do leitor, que despertem a imaginação e que o transportem para um mundo repleto de magia e aventuras. Queremos histórias que deixem os fãs do gênero ansiosos por descobrir o que vai acontecer em seguida, e que tragam a tradição da poesia de cordel para um público mais amplo.
A antologia reunirá vários textos de cordel em um único livro. Será organizado por Alice Kolberg, e publicado pelo Grupo Qub1tis.
 
Qub1ts levando a Literatura para outras dimensões.
 
REGULAMENTO
 
1 – Esta antologia destina-se a autores brasileiros e estrangeiros maiores de 16 anos.
 
2 – Cada participante poderá enviar até dois textos:  Cordel.
 
2.1 – Cada Cordel poderá ser Quadra, Quintilha, Sextilhas ou Setilhas, com no mínimo 8 estrofes e no máximo 16 estrofes.
 
3 – O tema do cordel deverá estar no contexto da proposta da ANTOLOGIA DE CORDEL - AVENTURA E FANTASIA: cordéis que trazem elementos mágicos, viagens incríveis e lutas épicas, despertando a imaginação e o desejo de aventura. Histórias emocionantes de aventura e fantasia em versos rimados, personagens heroicos e desafios impossíveis. Cordéis que prendam a atenção do leitor, que despertem a imaginação e que o transportem para um mundo repleto de magia e aventuras. Narrativas que deixem os fãs do gênero ansiosos por descobrir o que vai acontecer em seguida, e que tragam a tradição da poesia de cordel para um público mais amplo.
 
4 – Não serão aceitos textos que ferem os princípios fundamentais dos direitos humanos, eróticos, que estimulem preconceito, excite a violência, ou que falam sobre religião e política.
 
5 – A inscrição é gratuita.
 
6 – Os cordéis deverão ser formatados em Word (docx), nas configurações: fonte Arial, tamanho 12, em espaçamento 1,5. Ser redigidas na página tamanho A4 com todas as margens 3 cm. Na parte superior do texto é preciso ter o título do cordel e no final o nome do(a) autor(a) em fonte tamanho 12. Os textos são e sempre serão do autor, podendo este fazer uso conforme sua vontade, não havendo direitos autorais.
 
6.1 - No cordel não poderá conter imagens ou qualquer outro tipo de mídia.
 
7 – Cada candidato deverá enviar seus cordéis já com revisão ortográfica e gramatical consoante aos padrões atuais da língua portuguesa (Brasil). O autor deverá enviar um e-mail para autorquantico@gmail.com com o título do assunto: CORDEL - AVENTURA E FANTASIA; com os arquivos em anexo dos cordéis. No corpo do e-mail, deverá conter os seguintes detalhes do autor: Nome; Título do cordel; Instagram.
 
8 – O direito autoral do respectivo texto é integralmente do autor. O Grupo Qub1tis não retém nem proíbe o uso do mesmo em outros projetos. Ou seja, o autor é livre para publicar em outras coletâneas e plataformas. Ao se inscrever na antologia, o autor apenas cede ao Grupo Qub1tis o direito de uso pelo tempo necessário para publicação e comercialização do mesmo (dentro do projeto). É responsabilidade do autor garantir que o texto não esteja sob direitos autorais de outra editora até o prazo de lançamento. O autor está livre de processos burocráticos como contrato, autenticação em cartório e etc., pois os termos do edital são aplicados no ato da inscrição.
 
9 – Os autores poderão enviar seus textos para avaliação a partir do dia 01 de maio de 2023 até o dia 5 de junho de 2023. A lista dos selecionados será anunciada nas redes sociais em até quatro dias após o fechamento do edital ou durante o processo seletivo. O livro em formato físico poderá ser lançado na primeira semana julho de 2023. E o lançamento em formato digital (e-book) poderá ser a partir de outubro de 2023.
 
9.1 – Minibiografia. Os selecionados receberão um link para o preenchimento de uma minibiografia que será adicionada a biografia de autor(a) no livro de ANTOLOGIA DE CORDEL - AVENTURA E FANTASIA. Se até a publicação o autor(a) não tiver respondido o link, o livro será publicado indicando apenas o nome do(a) autor(a) na parte dedicada as biografias do(a) autor(a).
 
10 – O livro em formato físico será lançado na plataforma da Uiclap e em alguns marketplaces no prazo de até 1 (um) mês após o resultado final dos aprovados. Os autores não terão a obrigação de comprar o livro após o lançamento, mas quem tiver interesse em adquirir os exemplares poderão comprar nas plataformas anunciadas. Três meses após o lançamento físico, a antologia poderá também ser publicada gratuitamente em formato digital (e-book) na plataforma da Amazon. Cada autor receberá um certificado digital como reconhecimento pela participação na obra.
 
11 – Os selecionados serão divulgados nas redes sociais do Grupo Qub1tis e parceiros.


12 – O Grupo Qub1tis não remunera o autor por direitos autorais relacionados a potenciais vendas futuras, devido à natureza de sua obra, que é considerada coletiva, no contexto de um sistema de impressão sob demanda. Nesse contexto, o foco das vendas é direcionado aos autores que participaram da obra.


Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL - POESIAS - POR QUE VOCÊ ME AMA?

Antologias do Qub1tis

Lindos nomes de pessoa que são flores